História e filosofia
Apresentação
Um pouco de história
A culinária tem muitas funções, entre elas a terapia. A elaboração de um prato exige concentração, planejamento, sequenciação e memória, além da prontidão dos cinco sentidos. Na cozinha não há segredos, há muita técnica e dedicação. As panelas são exigentes - "ame ou deixe-as"! Não há meio termo.
Cada cultura tem seus utensílios e técnicas para a produção de alimentos, bem como ingredientes e paladares diferenciados. A mesa posta revela muito da diversidade cultural. Uma mesa com produtos suínos, todos sabemos que a sua volta não sentam judeus, nem árabes; uma mesa com "sushis e sashimis", você sabem quem senta à volta. Por outro lado uma mesa com espeto de costela no centro... lá estamos nós!!!
Nossos ancestrais iniciaram pelos vegetais crus, passaram para carnes cruas. O fogo foi um divisor. Cozer os alimentos foi o grande impulso na história da humanidade. Os processos industriais modernos provocaram muitas mudanças no paladar e nas técnicas de produção de alimentos.
A culinária tem relação direta com o desenvolvimento da humanidade, com a organização social e com a evolução do conhecimento. Produzir alimentos saudáveis e evitar desperdício são as principais tarefas do mundo contemporâneo.
As panelas são a nossa salvação!!!!!
Um pouco de filosofia
Feminismo na cozinha
A maioria dos textos sobre culinária são escritos por mulheres. O que chama a atenção é o fato de sempre se referirem exclusivamente a mulheres. Falam em "receitas para mulher moderna", "receitas para a dona de casa", "amigas da culinária" e tantos outros chavões que revelam o fato da mulher não perceber que os homens há muito estão na cozinha.
O interessante é que ficam ofendidas quando o homem diz: "lugar de mulher é na cozinha", mas elas não valorizam o espaço e muito menos apontam para os homens o caminho do fogão. O discurso feminista é contraditório, intitulam-se "rainhas da cozinha", mas recusam quando são identificadas com o espaço culinário.
Acostumado a frequentar cursos de culinária, muitas vezes sendo o "bendito fruto entre as mulheres", posso atestar com segurança o descaso com que elas tratam os homens no espaço considerado exclusivo para elas. Não raro desfazem das apresentações de pratos, criticam resultados ou mesmo tentam dar "ordens" durante a execução. Os homens conhecem o mundo através das mulheres (mães, irmãs, tias...) e aprendem desde pequeno que os espaços são marcados e diferenciados. Depois de adultos repetem que a cozinha é delas!!!!!
Nada mais "demodé" do que imaginar espaços exclusivos. Homens e mulheres são excelentes "chefs", Não há dúvida de que estilos e processos podem ser diferenciados, mas os resultados são sempre encantadores. Os homens saíram da volta da churrasqueira e invadiram a cozinha. São novos tempos que precisam ser assimilados por algumas mulheres preconceituosas.