Chocolate granulado

chocoladehagel

Que os holandeses gostam de andar de bicicleta já todo o mundo sabe, mas sabe qual é que é o segundo orgulho nacional? Hagelslag! Hagelslag?! Sim, hagelslag, um doce holandês, feito de chocolate, que se põe no pão. Não, não é Nutella. Este chocolate vem sólido, em pedacinhos pequeninos, como um granizo de chocolate! Mas porque é que nunca ouvimos falar dessa delícia no Brasil e porque é que os holandeses gostam tanto?

A palavra hagelslag significa literalmente "granizo" em holandês, o que mostra um pouco mais sobre a sua origem: A lenda diz que em 1908, num dia de inverno, estava a cair muito granizo em Amsterdam. O dono da fábrica de doces "Venco" estava dentro da sua fábrica, a olhar para fora, quando de repente teve a ideia de criar um granulado a base de anis, para meter no pão. O granulado ia ser branco, tal como o granizo nas ruas, e o primeiro hagelslag nasceu! O granulado era um grande sucesso e toda a gente adorou.

Anos depois, em 1936 um rapaz de 5 anos, H. Bakker, mandou uma carta a fábrica Venz para criar um produto semelhante, mas com chocolate, porque adorava chocolate. Não se sabe se a fábrica chegou de responder ao rapaz, mas no mesmo ano a Venz entrou no mercado com o granulado de chocolate que podia ser comprado nos mercados, por peso. O produto chamava-se chocoladehagel (granizo de chocolate) e foi um sucesso tão grande que em menos de nada ultrapassou o concorrente com o granulado de anis, e as pessoas começaram a chamar o granulado de chocolate de hagelslag. Os holandeses foram assim os primeiros do mundo a por chocolate no pão, já que a Nutella apenas foi inventada em 1946, após a segunda guerra mundial.

O hagelslag (de chocolate) continua a ser o doce preferido dos holandeses para polvilhar no pão, nomeadamente de manhã. Inúmeras outras marcas adotaram a ideia e saíram com a sua versão desta delícia, porém apenas as marcas que utilizam no mínimo 32% de cacau podem dar o nome de chocoladehagel ao seu produto. O nome hagelslag não pode ser usado nas embalagens, pois pertence a Venco que inventou o granulado de anis. Porém, quando se fala em hagelslag, qualquer holandês se lembra sempre da sua versão em chocolate, o que para o povo se tornou a ser o único e verdadeiro hagels.

Os granulados utilizados atualmente passaram a ser de origem belga, da marca Callebaut, que diferentemente dos granulados comuns possuem chocolate em sua formulação e ausência de gordura vegetal. Esses granulados são produzidos com 100% de chocolate de origem belga e são apresentados em embalagens de 1Kg nos sabores: chocolate amargo, chocolate branco e chocolate ao leite.  

O chocolate granulado convencional é feito com cacau, gordura vegetal hidrogenada e açúcar. Para os granulados coloridos, basta retirar o cacau e acrescentar corante. E para os granulados firmes, de diferentes formatos, como estrelinhas, confetes, bolinhas, etc a gordura vegetal é retirada e a mistura recebe apenas água e açúcar. 

Voltar