Cardápios

Roteiro de uma bela aventura


Montar um cardápio para almoço ou jantar, bem combinado, é o segredo do sucesso de uma refeição. A combinação dos pratos decorre tanto do sabor como da sequência em que são apresentados.

O ambiente é outro fator decisivo, não há improviso na hora de servir, tudo deve estar planejado e a execução bem ordenada.

No nosso caso, vamos seguir um roteiro para descrição: Entradas, Principal, saladas, e sobremesas. Por fim uma seção destinada a pratos únicos, ou seja, que pela sua composição, considera-se uma refeição completa, há quem denomine PF, famoso "prato feito". 

Cuidado com o excesso de variações para não desequilibrar o sabor, pois cardápios muito extensos podem desarmonizar o conjunto. Muitas vezes o sucesso vem com uma escolha criteriosa e com poucos pratos. 

Preste atenção, também nas variantes como datas especiais, almoços ou jantares e mesmo a estação do ano. 

Um cardápio simples, mas bem executado, é a fórmula secreta.

Há outras ocasiões propícias para reunir a família e amigos.

O chá da tarde é uma excelente ocasião para uma mesa plena de quitutes gostosos. É ocasião para oferecer docinhos, salgadinhos, bolos, tortas e geléias.

Para uma reunião informal, ou mesmo para algum evento, o coquetel é a melhor opção. O termo indica que o centro da festa são as misturas de bebidas com sucos e outros ingredientes. Coquetéis não são temas de nosso site. As bebidas podem estar acompanhadas por petiscos.



Organização do cardápio

O cardápio é o aspecto que define a sua festa. O cardápio está conectado com todos os outros aspectos na operação de um serviço de alimentos, desde a escolha e compra dos alimentos até os aspectos de decoração de seu ambiente. Podemos dividir o cardápio em alguns elementos:

Entradas: O prato de entrada tem a função de preparar o paladar para o que segue, portanto, deve estar conectado com o restante do cardápio, de preferência leve e gostoso.

Prato Principal e acompanhamentos: Normalmente são as carnes que ocupam o lugar de destaque na mesa. Para atender gostos diversos, é ideal servir dois tipos diferentes de carne. Entre os diversos tipos de proteína animal, você pode oferecer: carnes de gado, frango, porco ou frutos do mar. muito além da batata frita, o seu jantar pode ser incrementado com variados pratos que combinam com o principal, como massas, arroz, purê e tantas outras possibilidades de combinações. Não se pode esquecer que eles são "acompanhamentos", portanto devem estar em plena harmonia com o prato principal

Saladas: Embora a maioria das questões relacionadas à alimentação tenha margens para debates a respeito dos efeitos positivos e negativos de determinados alimentos, quando o assunto é salada, é unanimidade que, quanto maior o seu consumo, melhor.  Inclua sempre algum tipo de salada no seu cardápio, ultrapasse a dupla alface/tomate e procure compor um prato variado e colorido que, além de decorar a mesa, é uma excelente fonte de sabor e nutrição.  A salada é a "estrela da mesa".

Prato único: 

Sobremesas: Não há como encerrar uma refeição sem uma saborosa sobremesa.